quarta-feira, 14 de maio de 2008

Nem Sempre é o Usuário

Para mostrar nossa isenção, vamos contar um caso em que o usuário estava certo e o analista, pasmem, falando besteira. Obviamente que esse analista pode ser tratado como usuário (de fato, ele é; aliás, tem muitos desses por aí), mas a CLT de ambos dizia outra coisa...

Para evitar problemas, vamos chamar o analista de Rocambole (já que ele é enrolado) e o usuário de, hum... Usuário.

Usuário: Rocambole, achei no cadastro o tipo de serviço um serviço chamado "Sábado, Domingo e Feriado", mas já tínhamos um serviço para isso cadastrado. Eu estou inativando.

Rocambole: Os dois?

Usuário: Não, claro que não. Só esse novo que foi cadastrado ontem.

Rocambole: Ah tá. E quem cadastrou isso? Vou dar uma dura nele.

Usuário: Foi você.

Rocambole: ... EU?! ... Como assim? Eu não mexo nisso.

Usuário: Seu nome tá aqui. Seu nome e a data de ontem.

Rocambole: Não, não. Eu ALTEREI, isso sim. Eu alterei ontem porque precisava de um ajuste no cadastro do serviço. Agora que lembrei.

Usuário: Não senhor. Seu nome está aqui no campo de Inclusão.

Rocambole: ... aconteceu algo errado.

Usuário: Então me diz o que foi, você que é o analista.

Rocambole: Alguém deve ter usado meu usuário.

Usuário: Mas você passa sua senha pros outros?

Rocambole: Não, claro que não. Talvez tenha dado algum problema, tipo algum crash de memória ou algo assim.

Usuário: Ah tá, sei. Ou então algum ET te abduziu, né? Bom, tá inativado o cadastro que o Chupa-cabra fez. Só avisa ele pra não mexer mais, tá? Fui...

(tuuu tuuu tuuu)

Agradecimentos à J.D.A., que relatou e provou o ocorrido, e à A.S.M., que protagonizou a situação de forma nada invejável.

terça-feira, 25 de março de 2008

Estamos de volta... ou não.

Olá de novo. Faz tempo que não postamos nada aqui. Gostaria de dizer que o motivo é que os usuários foram extintos ou que eles pararam de falar (tanta) bobagem. Mas isso seria mentira. Em parte não postamos nada aqui por medo de que o conteúdo afete mentalmente nossos poucos leitores. Em parte é porque não estamos conseguindo. A convivência com nossos amiguinhos está causando cãibras mentais na gente. Eu não sabia que burrice pegava, mas estou com tanto medo que estou atrás de uma vacina. Saindo um pouquinho de nosso torpor mental, vou compartilhar algumas situações com vocês.

A primeira diz respeito a nossa velha e mal-tratada amiga, a dona Geografia.
Usuária assassina: Onde fica Mato Grosso do Sul?
Vítima com ouvido de pinico: Como assim?
Usuária assassina: Em que região. Sudeste, Sul, etc.?
Vítima com ouvido de pinico: Cê tá brincando, né? Sério mesmo que você não sabe?
Usuária assassina: Ai como eu sou boba! É óbvio, né? Se é Mato Grosso DO SUL, fica na região Sul...
(Nesse ponto a vítima cai no chão com fortes dores no cérebro... Cãibra cerebral é foda, meu amigo)

Quem sabe, sabe. Quem não sabe, ensina...
Usuário curioso: O que é uma senha criptografada? O que é criptografia?
Analista que "manja" pra caralho: Senha criptografada é aquela toda torta, cheia de carinha.
(Isso é que é explicação científica! O detalhe é que criptografia não é um conceito de informática existe há muito [e bota muito nisso] mais tempo que os computadores...)

A conversa a seguir é de uma pessoa do TI pedindo auxílio para o Suporte do ERP que utiliza. O sistema em questão só roda em Windows 98 pra frente.
Pobre coitado do suporte: Em que posso ajudar?
'Profissional' da área de TI que acha que detona: Estou com problema no nosso sistema (e relata rapidamente o problema).
Pobre coitado do suporte: Você pode me dizer que Sistema Operacional você utiliza?
'Profissional' da área de TI que acha que detona: Windows.
(Quantas versões de Windows existem, hein? Mais ou menos que 2? :D)

Por enquanto é isso. Sei que não é muito, mas meu pobre e judiado cérebro não consegue fazer mais nada.

Só queria aproveitar a deixa para fazer um apelo. Quando você for solicitar suporte ou pedir ajuda através do meio escrito (e-mail, carta, bilhetinho), faça o favor de ser coerente e utilizar a grafia e gramática que pelo menos se APROXIME da língua vigente. Releia o texto e, se não tiver certeza de que está correto, utilize um corretor ortográfico. Pode ser até do Word. Ele não é perfeito, mas se você não sabe que a crase não precede um substantivo masculino, não sabe que "a nível de" não existe e acha que "vamos estar fazendo" é uma frase bonita, então ele é melhor que você com certeza. Depois disso, peça para alguém QUE NÃO SAIBA DO PROBLEMA ler o texto e te explicar o que entendeu. Se ela explicar tudo errado, provavelmente é porque você não merece dizer que é alfabetizado (ou então você é muito burro porque escolheu um analfabeto funcional para ver se seu texto está coerente).

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Usuário também tem direito a Natal (afinal, tinha um burro na manjedoura)

O ano está acabando, graças a Deus, e 2008 chegará para todos com a esperança de que tudo seja melhor. Todo ano é a mesma coisa: os analistas rezando para que os usuários sejam extintos e os usuários rezando para não ter que usar nenhum sistema no ano seguinte.

Seria legal se os usuários parassem de usar sistemas ou os entendesse, porém sabemos que isso seria utopia. Se no ano que vem eles falarem menos asneiras ou perguntarem menos coisas absurdas nós já ficaremos contentes, até porque, graças aos usuários podemos postar aqui no blog e garantir algumas risadas a quem acessa.

Reza a lenda que somente traficantes e analistas de sistemas possuem usuários. Acreditamos nisso. A diferença é que os traficantes não ouvem merda no dia-a-dia. Pensando bem, deve ser melhor enfrentar o BOPE que a ausência de inteligência dos usuários.

Alguns usuários gostam de utilizar palavras "chiques" quando entram em contato com os analistas, acho que é para tentar mostrar alguma sabedoria, sei lá. Nós só sabemos que sempre que eles fazem isso um novo post é criado, isso é certeza!!

Vamos a dois ótimos casos:

No primeiro caso, o analista está mostrando ao usuário como inserir as tabelas de preços de fretes no sistema e informa que existem várias opções, por exemplo, pode se cobrar o frete pelo peso, pelo valor da nota do cliente, pela distância, etc. É nesse momento que o usuário com sua sabedoria digna de "Pai-Mei" faz a seguinte indagação:

- Podemos cadastrar a tabela por faixa etária de peso, certo? Sem comentários.

No segundo caso, nosso ilustríssimo usuário abre um chamado no suporte solicitando a criação de um relatório.

- Solicito que seja criado um relatório de veículos por ordem cronológica de placa. Sem comentários de novo!!

Dois pontos a acrescentar: Se você é usuário, continue utilizando essas palavras independente se estão certas ou não, nós adoramos. Se você não entendeu, não deu risada ou perguntou para alguém qual o erro com as dúvidas dos usuários, certamente você será o próximo felizardo aqui no Blog.

Feliz Natal a todos!

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Porque sistema também é ser humano!

Uma das maiores causadoras de rixa entre "informáticos" e usuários é que os primeiros não conseguem explicar, numa língua fácil e inteligível (leia-se: clara o suficiente para seres unicelulares - vulgo amebas - entenderem), que um sistema de computador NÃO TEM SENTIMENTO!

Acredito que todo mundo já brigou com o controle remoto, já mandou a TV pra PQP ou xingou qualquer aparelho eletrônico com o qual interaja. Mas acredito (ou, melhor, tenho esperança de) que a maioria de nós fica irritada com a situação e sabe que o aparelho não tem culpa. Talvez o culpado seja o técnico, o fabricante, o filho do vizinho que mexeu, mas nunca o aparelho. (Se você realmente acredita que sua TV tem raiva de você, que seu liquidificador está possuído ou que sua torradeira só esquenta quando está de bom humor, PARE DE LER AGORA! Eu não sei escrever fácil e inteligivelmente pra você...)

Se as pessoas conseguem entender que um aparelho eletrônico e o sistema que o rege (ou você acha que não há um "sistema" por trás de um forno de microondas?) são frios, sem sentimento, sem sabedoria pra fazer nada além do que foram programados, porque é que essas mesmas pessoas não conseguem pensar num sistema de computador nesses termos? Sim, os sistemas são desenvolvidos para ser o mais amigável possível. Sim, a idéia é sempre facilitar a vida do usuário e fornecer o máximo de dados à disposição. Mas para por aí. Um sistema não vai adivinhar que naquele dia você está com raiva nem que o governo mudou a forma de recolher um tributo. Aliás, quando o sistema fizer tudo que os usuários querem, esses usuários vão perder o emprego e vão reclamar que o sistema faz tudo e não dá chances pra eles... Vai entender. E essa ignorância, recheada de medo do sistema e resistência às mudanças, causa algumas situações interessantes. Vamos a elas.

Durante uma implantação, numa conversa mais informal
Analista: E aí, tem feito muito sexo?
Usuário: (Irritado) Não.
Analista: (Meio sem jeito) Porque? Aconteceu algo?
Usuário: (Mais irritado) O sistema não deixa.
Analista: ???

Usuário: O sistema está causando brigas dentro do setor.
Queixando-se porque um usuário jogava a responsabilidade para outro de informar um dado importante para o sistema.

Usuário: O sistema tem que validar esse tipo de coisa!
Analista: Mas como? É você que está dando uma informação para ele...
Usuário: E como eu consigo? É só ele olhar aqui! (e aponta para uma nota fiscal)
É sério, ele apontou para a nota e disse que o sistema tinha que olhar pra ela...

Usuário: O sistema deveria ter bom senso...
Analista: ???

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

A geografia é um problema!

Geografia por padrão não é a matéria mais amada nas escolas, algumas pessoas até acham que saber pontos cardeais, capitais, tipos de solos e rios é uma inutilidade para o resto da vida. Apesar disso, o que parece é que as pessoas que mais odiaram as aulas de geografia foram parar no transporte.

Entender geografia no transporte é algo necessário, como você vai montar um roteiro para uma viagem ou enviar um pacote para uma cidade sem saber o caminho mais rápido, a capital mais próxima, etc. Apesar de não exigir que as pessoas sejam doutores em geografia, o que se espera é que elas saibam o mínimo, mas nem isso.

Nós somos bastante compreensivos, não acreditamos que as pessoas tenham que saber todas as capitais do país, tão pouco que elas respondam de primeira em que país fica a cidade de Budapeste mesmo que haja uma exportação pra lá, mas tem casos que nós não poderíamos jamais deixar passar em branco.

Dois usuários conversando:

Usuário 1: "Tenho que ligar para esse cliente em Brasília mas não sei qual dos dois números eu ligo."

Usuário 2: "Como assim? Não tá escrito os telefones das filiais do cliente aí na lista?"

Usuário 1: "Está, mas não tem Brasília."

Usuário 2: "Como não? O que tem na lista?"

Usuário 1: "Distrito Federal e Roraima."