Uma das maiores causadoras de rixa entre "informáticos" e usuários é que os primeiros não conseguem explicar, numa língua fácil e inteligível (leia-se: clara o suficiente para seres unicelulares - vulgo amebas - entenderem), que um sistema de computador NÃO TEM SENTIMENTO!
Acredito que todo mundo já brigou com o controle remoto, já mandou a TV pra PQP ou xingou qualquer aparelho eletrônico com o qual interaja. Mas acredito (ou, melhor, tenho esperança de) que a maioria de nós fica irritada com a situação e sabe que o aparelho não tem culpa. Talvez o culpado seja o técnico, o fabricante, o filho do vizinho que mexeu, mas nunca o aparelho. (Se você realmente acredita que sua TV tem raiva de você, que seu liquidificador está possuído ou que sua torradeira só esquenta quando está de bom humor, PARE DE LER AGORA! Eu não sei escrever fácil e inteligivelmente pra você...)
Se as pessoas conseguem entender que um aparelho eletrônico e o sistema que o rege (ou você acha que não há um "sistema" por trás de um forno de microondas?) são frios, sem sentimento, sem sabedoria pra fazer nada além do que foram programados, porque é que essas mesmas pessoas não conseguem pensar num sistema de computador nesses termos? Sim, os sistemas são desenvolvidos para ser o mais amigável possível. Sim, a idéia é sempre facilitar a vida do usuário e fornecer o máximo de dados à disposição. Mas para por aí. Um sistema não vai adivinhar que naquele dia você está com raiva nem que o governo mudou a forma de recolher um tributo. Aliás, quando o sistema fizer tudo que os usuários querem, esses usuários vão perder o emprego e vão reclamar que o sistema faz tudo e não dá chances pra eles... Vai entender. E essa ignorância, recheada de medo do sistema e resistência às mudanças, causa algumas situações interessantes. Vamos a elas.
Durante uma implantação, numa conversa mais informal
Analista: E aí, tem feito muito sexo?
Usuário: (Irritado) Não.
Analista: (Meio sem jeito) Porque? Aconteceu algo?
Usuário: (Mais irritado) O sistema não deixa.
Analista: ???
Usuário: O sistema está causando brigas dentro do setor.
Queixando-se porque um usuário jogava a responsabilidade para outro de informar um dado importante para o sistema.
Usuário: O sistema tem que validar esse tipo de coisa!
Analista: Mas como? É você que está dando uma informação para ele...
Usuário: E como eu consigo? É só ele olhar aqui! (e aponta para uma nota fiscal)
É sério, ele apontou para a nota e disse que o sistema tinha que olhar pra ela...
Usuário: O sistema deveria ter bom senso...
Analista: ???
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário