sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

A difícil arte de digitar uma senha

Tudo para um usuário é difícil, se ele datilografa os formulários, ele quer um sistema. Se ele tem um sistema, ele quer um que faça tudo pra ele. Deus do céu se ele tiver que dar um clique a mais ou entrar em uma tela para consultar alguma coisa.

Se o relatório vai direto para a impressora ele quer ver antes na tela, se ele tem um "preview" da impressão ele reclama que depois tem que clicar de novo no botão imprimir.

Tudo é motivo para complicação na vida dos usuários de transporte, até mesmo cadastrar sua senha.

Em primeiro lugar, ele nunca saberá que senha colocar, isso é fato!!! Você terá que esperar alguns minutos até que haja uma revolução no cérebro dele, uma movimentação de neurônios jamais executada e, de repente, BUM!!! Ele vira e fala na frente de todos: - "dois, cinco, um, um, sete, seis!!" - nesse momento o analista já imagina o usuário tendo um infarte e o orienta a DIGITAR outra senha e, de preferência que seja secreta. Mais um mês e meio até ele pensar em outros números que normalmente serão "12345".

Após o sofrimento causado ao cérebro do pobre coitado, querer que ele lembre a senha no próximo login ao sistema é querer demais! Como pode uma pessoa que gastou tanto neurônio criando uma senha super secreta tenha ainda que lembrar dela. Às vezes eu acho que nós analistas somos muito cruéis. Enfim...

Nesse momento ele te chama e diz que não consegue acessar o sistema e que está aparecendo uma mensagem (ver post anterior sobre o tema). Ao chegar lá o analista se depara com uma mensagem de "Senha Incorreta" estampada na tela do computador. Imagine o que você falaria para o usário além de: - "O Sr errou a sua senha!". Não dá pra falar outra coisa, né?

Até aí, sem problemas, errar senhas ou esquecer senhas é normal para 100% dos usuários, mas, no caso abaixo houve uma superação nunca antes vista. Tentem entender o diálogo.

Usuário: "Não consigo entrar no sistema."

Analista: "Qual a mensagem senhor?"

Usuário: "Senha incorreta!!"

Analista: "Então o senhor está digitando sua senha incorretamente, o senhor tem certeza que a
senha que está digitando está certa?"

Usuário: "Sim, tenho. Ah!! O CAPS-LOCK está ligado, o sistema diferencia maiúsculas e minúsculas?"

Analista: "Qual a sua senha?"

Usuário: "180754"

Analista: ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

2 comentários:

Anônimo disse...

karaleeeeeeooooooooooooooooooooooooo...

q merda hein....

adoro esse blog..
agente se fode mais se diverte.

Anônimo disse...

Vocês vão ficar muito putos se eu criar um blog dos usuários com as pérolas e desaforos que também ouvimos dos "experts" do help-desk?

Nada contra vocês. Mas gente burra e de má vontade tem em todo lugar, no help-desk também!