Uma coisa que a informática moderna vem mudando ao longo do tempo é a questão das mensagens. Antes pensava-se que um sistema deveria ser amigável, praticamente conversar com o usuário. Depois ele passou a ser mal educado e xingar quando o usuário fizesse algo errado, alguma merda. Essa última é a versão que prefiro, mas ela é impraticável. Afinal, fazer merda e respirar são sinônimos para certos (digamos 100%) usuários. Então, visando comprometer o mínimo possível a utilização de sistema, surgiu um novo método: o sistema não avisa de NADA; deixa o usuário fazer o que quiser e fica bem quietinho. Afinal, merda vai dar mesmo...
Abaixo alguns exemplos da ineficiência do sistema de mensagens (amigáveis ou não):
Usuário: Alô! Tá dando pau nessa merda de sistema. Tá tudo parado aqui, tem 10 caminhões que não saem por causa desse lixo.
Suporte: (tentando lembrar se é o sistema dele que vira a chave da ignição) Pois não, senhor, está aparecendo alguma mensagem de erro?
Usuário: Tá sim.
Suporte: Pode me dizer qual é?
Usuário: Peraí... Aqui: "Favor informar o transportador."
Suporte: ...
Usuário: Hum... é pra colocar o transportador no campo aqui?
Suporte: Isso.
Usuário: Ah, bom.
Usuário: Toda hora que eu vou lançar uma viagem, dá muito aviso. Tá atrapalhando.
Suporte: Quais avisos?
Usuário: Sei lá! Eu nunca li...
Suporte: ... hum... pode pegar um exemplo para fazermos juntos?
Usuário: Peraí...
(no outro dia)
Usuário: Aqui, ó. 10 avisos!
Suporte: Pois não, quais são.
Usuário: Motorista sem CNH, motorista com exame médico vencido, veículo sem documento, veículo sem ... hum... se eu cadastrar essas coisas, o sistema pára de avisar?
Suporte: Sim...
Usuário: Ah, tá.
Usuário: Olha, o sistema tá com defeito. Tá dizendo que a nota fiscal está impressa, mas saiu toda fodida.
Suporte: Quando o senhor mandou imprimir a nota fiscal, não apareceu uma tela que perguntava se a nota foi impressa corretamente?
Usuário: Apareceu.
Suporte: E o que o senhor fez?
Usuário: Cliquei em sim.
Suporte: Mas o senhor já tinha olhado se a nota estava impressa corretamente?
Usuário: Não
Suporte: ...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
hahahaha...
mto Bom....
gostei desse Blog...
Postar um comentário